QUEM SOMOS

CUNHÃ COLETIVO FEMINISTA

A Cunhã – Coletivo Feminista foi fundada em 1990, motivada a desenvolver ações educativas para contribuir com a mudança nas relações de gênero, intervir nas políticas públicas, colaborar com a formação de grupos de mulheres populares urbanas e rurais e com o fortalecimento do movimento de mulheres e feminista. No decorrer de sua trajetória aprimorou sua atuação pela defesa dos direitos humanos das mulheres nas seguintes áreas temáticas: Enfrentamento às desigualdades de raça e de gênero; Políticas públicas para as mulheres; Democratização do poder e reforma do sistema político brasileiro; Enfrentamento a violência contra as mulheres; Direitos sexuais e direitos reprodutivos e  Trabalho e autonomia econômica das mulheres. As ações são desenvolvidas através das estratégias de educação político-feminista, incidência política, comunicação, planejamento, monitoramento, avaliação, sistematização e produção de conhecimento.

Ao longo de 31 anos, a organização foi estruturando sua missão de promover a igualdade de gênero, tendo como referências a defesa dos direitos humanos, o feminismo, a justiça social e a democracia. Seu público prioritário: mulheres e/ou grupos de mulheres, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em contextos urbano e rural, na Paraíba e no Nordeste do Brasil. O trabalho vem sendo desenvolvido em articulação com diversas parcerias com organizações locais, regionais, nacionais e internacionais.

Nesses anos, a Cunhã colaborou para fortalecer lutas e grupos, sempre formalizando parcerias que foram fundamentais para desenvolver diversos processos de formação e organização junto a grupos de mulheres, organizações comunitárias, movimento feminista e de mulheres e movimentos sociais. Nos últimos anos o foco central do desenvolvimento da ação política da Cunhã se estruturou em torno de quatro eixos estratégicos:

1. Fortalecimento da luta feminista na luta para enfrentar as desigualdades, defender e exigir os direitos humanos das mulheres, bem como por uma sociedade justa e democrática;  2.Desenvolvimento de estratégias e ações políticas voltadas para a eliminação da violência contra as mulheres na Paraíba e no Brasil. 

3.Promoção e defesa dos direitos reprodutivos e sexuais, com o objetivo de pautar e debater junto à sociedade, o direito à autonomia das mulheres sobre seus corpos, sexualidade e vida reprodutiva; 

4.Fortalecimento da capacidade das mulheres de serem provedoras de seu próprio sustento, assim como das pessoas que delas dependem.

A Cunhã participa de redes e articulações feministas no Brasil no enfrentamento ao machismo, ao racismo e ao capitalismo, na luta pelos direitos humanos das mulheres, visando a igualdade de gênero e a ampliação da participação política.