“Coco pra Florescer” canta a liberdade pela vida das mulheres

Amanda e Lorena são umas das contempladas no Concurso de Expressões Artísticas Pela Vida das Mulheres

A arte transforma, no decorrer da história ela sempre esteve presenta nas lutas populares e é peça chave na transformação social e na vida das pessoas. Pensando nisso, a Cunhã – Coletivo Feminista realizou o Concurso de Expressões Artísticas Pela Vida das Mulheres, num intuito de promover o diálogo sobre Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos através da arte. Conversamos com Amanda e Lorena, que foram contempladas no concurso com a música “Coco pra Florescer”.

Amanda e Lorena são formadas em psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, hoje atuam como educadoras sociais em uma organização não governamental que trabalha com afroeducação, no bairro do Valentina, na capital paraibana. Ambas começaram sua trajetória na música sendo batuqueiras de um grupo de maracatu no bairro Castelo Branco, no ano de 2015. Também fizeram parte da construção do Coco das Manas e hoje compõem os grupos Seu Zé quer Coco e Mandinga de Fulô. Para elas, a arte é uma forma de expressar as situações cotidianas e seus significados a partir de vivências. Suas principais referências são os mestres e mestras da cultura popular que usam uma linguagem do dia a dia para transmitir suas mensagens.

“Nós, como toda e qualquer mulher, precisamos que esse direito seja respeitado, pois isso garante nosso direito a fazer escolhas, compreender nossas particularidades como mulheres, direito a saúde, não só física e mental”, afirmaram sobre a questão dos direitos sexuais e direitos reprodutivos. Amanda e Lorena também ressalta sobre a importância de ampliar o debate que ainda se restringe a alguns grupos de mulheres e chama a atenção para a importância do diálogo com grupos com maior vulnerabilidade e nas escolas para adolescentes e jovens.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *